domingo, 7 de março de 2010

Timeline - Últimos Dias, Oblivion e Aurora Carmesim.

Hail Forgottenianos!
Li o post de aldi, e, julgando que minha resposta seria longa de mais para um comentário, inciei um novo post.
Bom, primeiramente vlw aldi! Quando fiz o "Inicio do Império - Parte 1" realmente fui tomado por duvida quanto a data dos eventos de Cronicas Artonianas. Julguei ser 1404, ainda bem que terminamos em 1403 XD
Realmente, a criação de jogos sem um estabelecimento de tempo complica bem as coisas, e por isso mesmo iniciei o meu ultimo post com uma data. Acho que isso deveria ser adotado em TODOS os jogos a partir de agora. De alguma forma, facilita as coisas.
Bom Daniel, vi seu email agora, e tinha visto seu comentario no post anterior. Realmente, o Aurora Carmesim e o Oblivion tem questões pesadas a resolver no que concerne a eventos anteriores aos jogos. Mas o Aurora do que o Oblivion, tendo em vista as Guerras Táuricas.
A mais pesada de todas, que envolve ambos os jogos, é a questão do Contra Arsenal. Respondendo sua pergunta, respeitarei a timeline de arton quanto a este topico. Mestre Arsenal está morto e no lugar dele há um novo sumo-sacerdote. Não pretendo no Oblivion explorar este "plot", até porque nao concluimos a aventura Contra Arsenal (e acho que demoraremos a concluir =P). Em todo caso, a solução adotada por mim, caso haja a necessidade de tapar esta lacuna, será a seguinte:
O Sumo-Sacerdote de Keenn será, ou Vanthuir Skullbringer, ou Derfel Cadarn. Ambos personagens seus. Não conheci Derfel Cadarn, mas ja ouvi histórias dele, e inclusive um dos objetivos dele era tornar-se o novo Deus da Guerra, não é? Já o Vanthuir Skullbringer, bem, pela interpretação dele até agora acho ele o melhor candidato para o cargo, dentre todos os jogadores participantes do Ultimos Dias. Então, Derfel ou Vanthuir.
Como esta decisão envolve eu, você(Daniel) e Aldi, acho interessante sentare discutir isso. Só pra tapar a lacuna, CAAASO seja necessário no Oblivion. Já o Aurora, acho que sera preciso uma solução para este problema.
OBS: So destaquei esses 3 nomes pois são realmente os unicos envolvidos ate agora, sem considerar o con(di)vergência, haja vista a ausência de qualquer base (sem querer apressar, temos tempo pra isso).
Bom Daniel, quanto a união de Oblivion e Aurora, acho essa uma questão bem delicada. Primeiramente, você pretende retornar(se ele algum dia parou!) o Aurora? Se não, acho que não seja necessário passar pelas Guerras Táuricas, o que terminaria um de seus problemas(o menor, pq a pica mesmo é a parada do Mestre Arsenal). Bastaria acompanhar a timeline, mencionando a divisão do reinado, sem muitos detalhes.
Se sim ai eu e você temos que conversar. Vejam bem, forgottenianos, temos três jogos rolando. Um deles visando Contra-Arsenal; o outro as Guerras Táuricas, e outro com tema Épico, possivelmente visando Kallydranoch e Tormenta.
Um em 1404, e os outros 2 em 1405, acontecendo uma espécie de sequencia lógica INCOMPLETA.
Ou seja, Ultimos dias tá tranquilo; Oblivion tem que dizer o resultado de Ultimos dias (em tese) e a continuação de Aurora; e Aurora tem que dizer os resultados dos dois ultimos, e ainda considerar a possível continuação de Oblivion.
Infelizmente, temos jogos com temas fortes rolando, nenhum deles completo. Acredito que o principal de todos seja o Ultimos Dias. Com Ultimos Dias completo, Oblivion e Aurora poderiam respirar. Razão pela qual eu sugiro que Ultimos Dias tenha um "Jump" e chegue logo onde tem que chegar. Devo consignar que nao estou achando o jogo ruim, continuo feliz e contente.
Ademais, se demorar demais o resultado de Ultimos Dias e Oblivion continuar rolando, eu logo terei o mesmo problema enfrentado por Daniel.
Em todo caso, acho oportuno taparmos nossa lacuna com Derfel ou Vanthuir, vez que, mesmo que Ultimos dê um Jump, ainda demoraremos para termos uma resposta.
Quanto a união de Oblivion e Aurora: inicialmente Daniel, podemos unir ambos os jogos. O problema todo é: pretendo que Oblivion alcance níveis Épicos - desejo por as premissas desde o começo do jogo épico desde o níveil 6, como descobertas, plots "em aberto", e etc...
A parada toda é: teremos duas campanhas épicas mechendo em Tormenta que não dá base pra Épico =P Ou seja, da mesma forma que vc criou historias pra suplantar as lacunas do cenário, eu farei (e estou fazendo) o mesmo por aqui. Caso haja uma união, teremos de criar coisas juntos, certo?
No Oblivion, eu vou abarcar quase tudo o que ja foi devidamente(frise-se bem esta palavra!) jogado (e que eu estava dentro). Ou seja, Cronicas Artonianas. Ao mesmo tempo, acolhi algumas coisas do que vc criou, quais sejam, todos os prologos (menos o jogo que estamos jogando, pois ele ainda nao terminou). Claro, nao estou baseando a aventura no que você fez. Apenas preenchi alguns porques do que eu to criando, e com ele preenchi alguns porques do seu. Nada de plágio, frise-se bem. Nao tenho grana pra pra suportar um processo XDDD
Pois muito bem. Quando tive a idéia do Oblivion, realmente pensei nalgo epico, levando em conta tudo que eu joguei/gostei do forgotten. Mas nao imaginei qualquer possibilidade de união, pois com o Oblivion eu pretendo quebrar muita coisa (muita coisa mesmo!) do cenário, e nao achei justo que tais... "quebrações" não tivesse sua participação, por isso pensei nalgo isolado de tudo o que fosse criado posteriormente e anteriormente pelo forgotten group. Afinal, voce é nosso amigo, e fuder o cenario definitivamente com o grupo incompleto é chato.
Isso nao excluiu, de maneira alguma, a possibilidade de unir nossos jogos. Apenas dificulta, pois minhas premissas não podem ser mudadas, sob pena deu me perder completamente XD E você teria que concordar com elas, até pro seu jogo nao ficar, desculpe o termo, descaralhado =P
Por isso, acho interessante, antes de tomar(mos) qualquer decisão, aguardar os proximos posts e algumas sessões de Oblivion (e também de Aurora), pra ver se você concorda/acha interessante/aplicável ao Aurora Carmesim.
Bom, uma outra sugestão: não seria melhor terminarmos Arsenal ou jogarmos Aurora Carmesim (ou o dança das eras, to bem confuso kra!) para depois jogarmos o con(di)vergência? Com Daniel aqui teremos tres jogos... Só uma idéia, pra depois não termos que excluir jogos.
Abraços!
Ainda essa semana, teremos em Oblivion:
A Deusa Morta e o Início do Império - parte 2.
\_/

12 comentários:

Aldenor disse...

Respondendo a uma pergunta no post anterior: sim, a linha de tempo é oficial. Eu acho que vou seguí-la, mas penso que qualquer mestre é livre para decidir se segue ou não.

"Bom, uma outra sugestão: não seria melhor terminarmos Arsenal ou jogarmos Aurora Carmesim (ou o dança das eras, to bem confuso kra!) para depois jogarmos o con(di)vergência?" Eu concordo.
Porque Con(di)vergência seria em 1405, certo? Embora não seja vital informações de Últimos Dias (quem é o novo sumo-sacerdote de Keenn), de Aurora Carmesim e de Oblivion, acredito que por ser um novo jogo, um novo sistema de mestragem (rodizio) e tento um iminente novo sistema a ser produzido, acredito que começar do "zero" seria o mais fácil, ou seja, em 1405, logo após o fim das Guerras Táuricas.

Outra coisa: Sobre Últimos Dias, apesar das pessoas estarem gostando da campanha (exceto pela última aventura com o Beholder "uh, vou ajudar meus amigos" trapalhão) eu vejo que há uma urgencia muito grande quanto à sua conclusão. Eu criei Últimos Dias pensando em mestrar Contra Arsenal como parte de uma história, de uma campanha e tal. Muito longe da ideia de "enrolação" até que se chegue ao nível necessario para chutar a bunda de Arsenal.
Mas se vocês acham melhor, quando eu voltar posso cortar a "enrolação" e mestrar logo para seus personagens o Contra Arsenal.

S i n n e r disse...

Olla senhores.
Bem, muitas coisas a dizer então, vmaos ao que interessa.
Sim, pretendo continuar mestrando Aurora, caso todos os envolvidos ainda sintam vontade de jogá-la.
E quanto à questão de Contra Arsenal, de fato precisamos de uma solução paliativa até concluirmos Últimos Dias. A sugestão de admitir Derfel ou Vanthuir como deus da guerra não é de todo má, mesmo sendo personagens meus. O porém é, assumir Derfel implica em assumir que aquele grupo de aventureiros (Derfel, Max, Isis, Iron e Gregorius) foram de fato os libertadores.
Em se tratando disso, teríamos um Derfel candidato a deus da guerra, um Iron imortal, uma Isis com um cajado do mago, um Max com uma espada foda roubada pelo Arsenal (o que o torna candidato oficial ao trono de deus da guerra) e um Gregorius com seu castelo nas nuvens (sim, esse foi o seu prêmio). Não endosso ou reprovo a aceitação desse grupo como libertadores, mas como ele fora usado no primeiro épico (de Vecna, Cristopher e cia) e isso raramente é tratado em nossos jogos (os libertadores) acredito que ser passo importante.
Não assumir Derfel e sim Vanthuir diminui os problemas (tendo em vista que ele participa da campanha em questão e provavelmente se tornaria o deus guerra) mas mata totalmente essa questão dos libertadores.
O ponto é: usaremos esse grupo de aventureiros? Os libertadores de Derfel, Max e cia.?
Se sim, Derfel seria um melhor deus da guerra por "n" fatores. Se não, Vanthuir é a escolha por hora.
Continua...

S i n n e r disse...

E quanto a "união" dos jogos?
Não propus uma união propriamente dita e sim uma corrida em paralelo. Sei que seu jogo tem ambições de se tornar épico mas acredito que seu plot final seja diferente do meu. Aurora começou com a ambição de combater as áreas de tormenta e sua corrupção. Os personagens foram criados com essa base e com esse fim. Claro que eu "enriqueço" o cenário com minha mitologia e que você também tem o direito de preencher as lacunas da forma que você ache necessário e conveniente mas, caso você deseje adotar explicações diferentes pra coisas que eu já "expliquei", as coisas ficariam mais difíceis. Todos estão desobrigados de adotar minha visão de história e motivos, que isso fique BEM claro.
Mas não acredito que sua quebra de paradigmas foda o meu cenário no fim, desde que seja discutida comigo e até mesmo melhorada quando possível. E a mesma regra vale para o épico. Tendo em vista que eu não atuo no Oblivion, discutir comigo os rumos do jogo não invibializa o mesmo.
A priori, toda essa questão política das Guerras Táuricas está fora de foco dos personas épicos, por isso, fique à vontade pra mudar como achar melhor.
Além disso, não pretendo amarrar os dois jogos, apenas contribuir (como no caso da defesa de Malpetrim) quando o épico "passar" por lá entende?
Quanto a Con(Di)vergências, ela adotaria a timeline oficial, com o novo deus da guerra (Vanthuir ou Derfel), o reinado dividido e Tauron como novo deus líder. Assim sendo, nada do que está em discussão afeta essa campanha, a menos que você deseje inserir elementos futuros de Oblivion (e futuro aqui entenda por coisas que ainda não aconteceram mas aconteceriam na sua concepção, mudando alguns elementos do cenário), o que eu não pretendo fazer com Aurora.
Ela corre no submundo, atacando a tormenta e focado nela (de modo que, em um ano in game, seria virtualmente impossível acabar com uma área de tormenta RELEVANTE).
Não sei se respondi as questões levantadas mas também não sei se entendi as perguntas =p
Como consideração final acho que Últimos Dias deve sim chegar à parte de Contra Arsenal, desde que seja ainda nessa década. Coloco isso em votação pelos participantes da campanha: "devemos seguir logo pra parte contra arsenal propriamente dita?"
Acho que é isso.
Abraços e adièau.

PS.: Adio outra vez a sexta parte de Travessia por conta do post relevante.
PS2.: Em breve outro marcador, "Welcome to Real World", sobre o universo de Matrix.
PS3.: Mantenho a idéia de começar Con(Di)vergências na data pré-definida da forma discutida e acordada.

Capuccino disse...

Sim sim, respondeu daniel XD
So uma correção: quando falei em uniao nao quis dizer em amarrar os jogos =p Falei uniao msm por causa da tal "uniao insana" ocorrida no ano passado, em que 3 jogos passaram-se na mesma timeline XD

Aldenor disse...

"União Sinistra", rapá!
Sou a favor dela desde que haja completa compatibilidade e liberdade para os mestres.

Sobre os Libertadores de Valkaria, creio que já temos esse grupo formado, que são aqueles que existem fichas no CORNEOS. Não necessariamente são oriundos do mesmo mundo de campanha em que Vecna, Christopher e Rhull existiram, podem ser apenas versões "oficiais padrão" dos jogos do Forgotten Group.

S i n n e r disse...

Olla.
Entendi seu ponto de vista Caputto. E acho que já esmiucei toda minha visão sobre esse assunto.
Não me oponho em absoluto sobre a ocorrência dos quatro ou cinco jogos na mesma timeline (Últimos Dias, Crônicas, Oblivion, Aurora e Con(Di)vergências), já antecipando que não pretendo inserir nada de Aurora nos seus companheiros, a menos que os jogadores realiazem algum feito digno dessa atitude. Mas nesse caso, acho que estaríamos todos de acordo.
Se concordarmos em usar a versão "Córneos" dos Libertadores, então Derfel será o meu Deus da Guerra, se Caputto concordar.
Abraço e adièau.

Marins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marins disse...

Vc querem dizer sumo do deus da guerra, certo?

Eu já uso os personagens dos nossos jogos, tanto os libertadores... bem como os todos os outros.

Mas não vou colocar Derfel ou Venthuir como sumo, vou deixar os fatos rolarem.

=D

Marins disse...

Sobre Con(di)vergia eu quero jogar, pq achei legal a temática de jogar em ciclo.

Daniel vc vai mestrar oq afinal? Épico, Dança das eras ou matrix?

Pensei num persona pro épico.

Capuccino disse...

Acho que por Derfel como Deus da Guerra, AGORA, é tenso de mais cara.
Não concordo nisso, pelo menos assim.
Acho que pra Keenn cair, tem de ter um enredo gigantesco (como o de Glórienn).

R-E-N-A-T-O disse...

Finalmente li tudo (ufa! Como falam! hehehe) Vamos lá as minhas opiniões.

Libertadores já estao no CORNEOS e já tinha sido acordado entre nós que eles seriam os Libertadores oficiais do Forgotten Group. Logo não vejo por que razão alterar isso. Pra mim em todas as campanhas são aqueles com todos os Bônus (personagens com passado, poderosos, divertido e com um toque pessoal de cada um de nós) e seus ônus (Nomes bizarros: Ironmaidanael)

Voto por Con(di)vergência começar conforme programado. Não vejo motivo para adiar.

Pelo amor de Deus! Derfel deus da guerra ou Sumo-sacerdote do Deus da Guerra?? Que diferença faz quem é o sumo? Alguém pretende usa-lo de imediato? Pq após derrotar Arsenal a pessoa esteja reclusa por algum tempo até que concluamos últimos dias? Não vejo tanta mudança no mundo mudar um sumo-sacerdote.

Quanto a pular níveis em últimos dias sou contra, só gostaria de não jogar aventuras inúteis ou que fosse acelerado o processo de passagem de níveis. Um nível por aventura é bem razoável. Só não quero dar voltas e voltas pra passar um mísero nível. Uma aventura, um nível. Simples, prático e acho que agradaria mais e aceleraria o processo até chegarmos onde queremos: Contra Arsenal.

Marins disse...

Concordo com Renato, passar de nivel rápido sem pulos. Com aventuras legais, sem (muita) embromação.