domingo, 12 de setembro de 2010

PBF


Olá, forgottenianos.
Como vcs bem sabem, eu sou um jogador com muitos personagens e desesperado para jogar vários jogos (de Tormenta). Encontrei uma ferramenta muito interessante para isso que não gasta tempo e tem possibilidades de grandes interpretações e descrições de cenas, cenários, ações, etc.
Trata-se do PBF. Play By Fóruns.
No fórum da Jambô existem milhões de jogos desenrolando e de repente surge mestres aí em busca de jogadores. Então vou divulgar aqui para que vcs, forgottenianos, tenham ciência dessa possibilidade. Quem sabe programar um jogo lá, seja como mestre ou jogador? Testar, pelo menos. Eu já tô lá em busca de grupo.
É isso!

REGRAS:
1- Qualquer membro é bem vindo a mestrar uma campanha/aventura/crônica de RPG Play-by-Forum no Fórum Jambô. Há apenas um pré-requisito para tal: ter um projeto de jogo sólido.

2- O procedimento para a abertura de um PbF é bem simples. Munido do requisito já citado, deve-se enviar uma MP a um moderador com a proposta de jogo.Sendo a proposta aprovada ou não, o administrador irá contatar o usuário que a fez. Caso seja aprovada, o próximo passo do mesmo é criar um tópico na seção “Play-by-Forum (PbF)”, apresentando a proposta de jogo e conseguindo interessados em jogar. De posse da lista de jogadores definitiva, o organizador do jogo deve passá-la ao administrador que aprovou sua proposta de jogo para que ele torne o tópico FIXO, assim será mais fácil encontrar o seu jogo. E também irá organizar o nome do tópico: EX. Holy Avenger: A Grande Jornada.

3- No caso de abandono aparente e sem motivo do PBF, os jogadores poderão eleger alguém disposto para dar continuação ao mesmo como mestre. O antigo mestre perde qualquer direito sobre o PBF e não mais poderá abrir outro. Caso o mestre tenha de se ausentar, permanentemente ou não, ele pode passar o comando de seu PBF a um outro usuário que deseje assumir o cargo. Em ambos os casos, os novos mestres que terão de cumprir os mesmos pré-requisitos citados aqui anteriormente como qualquer mestre.

4- Dentro de um fórum de Play-by-Forum, as regras vigentes são as mesmas que as do resto do fórum. Porém, o mestre tem o direito de instituir algumas regras a mais em um tópico apropriado dentro do fórum de seu jogo. Ele tem total responsabilidade pelo mesmo, e deve agir de acordo.

7 comentários:

R-E-N-A-T-O disse...

No meu tempo PBF é Pink and blue freedon um curso d inglês.
É muito moderno para mim. Sou oldschool mesmo. Prefiro os de mesa.

Marins disse...

hehehe

eu to com renato.. prefiro a mesa, fazer online não é tão divertido

S i n n e r disse...

Olla.
Bem, concordo com o Renato que PBF na minha época era Pink and Blue Freedom. Velhos tempos.
Realmente eu também prefiro os rpg's de mesa, o contato social, as piadas, as conversas, tudo que separam a gente dos fucking massive stupid online pseudo-players.
Porém não posso dizer que não me interessei. E porque?
Essa seria uma forma de me manter jogando (e vocês, por conseguinte) mesmo daqui, quando estou trabalhando. Mesmo sem saber as regras e a mecânica, acredito que encaixaria alguns projetos "extras" nesse formato.
Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, nunca se esqueça do entretanto, o referido fórum é bloqueado aqui na minha máquina. E disputar quatro computadores "abertos" com cem pessoas, apenas pra jogar via texto está fora de cogitação.
Caso consigam outra ferramenta, que seja acessível aqui do meu sistema "fechado", e além disso haja interesse, podemos maturar a idéia.
Acho que por hora é só.
Abraços e adièau.

PS.: Amanhã post de Relic Hunter, explicando e confundindo, como sempre. ò.ó

Aldenor disse...

OH! De quem eu menos esperava veio um comentário positivo! AHAHAHAHAHA
Podemos jogar por E-mail, tornando o PBF em PbM (play by mail).
Eu tbm prefiro RPG de mesa. MUITO MAIS. Sem comparação alguma. Mas uma coisa não exclui outra. E andei lendo umas "sessões" de PBF no Fórum e vi que o lance é bem legal e funcional. Claro que exclui a conversa paralela, os amigos, etc. Mas por outro lado o clima é muito mais facilmente apreendido pelo jogador que poderia imaginar com mais facilidade (ler incentiva mais a imaginação que ouvir uma narração) e ainda não teria as distrações habituais do jogo de mesa. É uma experiencia diferente, pior que o de mesa, mas é legal. E tem a questão do tempo tbm. Não gasta mais do que alguns minutos.

Marins disse...

WTFH?

Mas que p#$%¨&*()_!@ é esse site?

OO

gostei

=D

Aldenor disse...

CARALHO!!!! PORRA!!!

Algumas fontes ficaram apagadas por conta da figura ao funto.... "Doentes falando" e as "reações". Sem falar que "Próximos Jogos Vazios" ficou mt lá embaixo... preferivel por em cima do "Palavras ao vento".
Eu mudaria, mas não sei mexer nisso direito...

Aldenor disse...

Acabou que eu soube mexer em algumas coisas! AHHAHAAH