domingo, 15 de agosto de 2010

O FIM


Venho aqui, por meio deste post, comunicar o fim da campanha Últimos Dias.

Ultimamente, quando me deparo com a idéia de mestrar a campanha, me pego nada empolgado, contrariado e sem vontade. Pensar na campanha, no envolvimento dos personagens, no mundo, na aventura pronta a ser mestrada, tudo isso me deixa frustrado de alguma forma. Explicarei o por quê abaixo.

Últimos Dias foi criado com o intuito, desde sempre, a batalha contra Arsenal a aventura Contra Arsenal. Quando li o livro, achei que seria uma ótima aventura para ser mestrada. No início eu tomei decisões que julguei que estavam certas e poderiam dar longevidade a uma campanha do nível 1 até o 14º, nível mínimo exigido para a aventura. Entretanto, percebi ao longo das primeiras sessões que as coisas não estavam do jeito que eu queria. Não culpo os personagens dos jogadores. Eles foram criados da maneira que os jogadores queriam e se divirtiriam. É trabalho do mestre se ajeitar com os personagens que têm em para a construção da campanha. O problema foi a organização que eu fiz foi falha e me insatisfez. Muita coisa sem sentido aparente foram jogadas na campanha. Achei que poderia me basear nas pontas soltas no início da campanha para dar longevidade ao jogo para que ele se desenvolvesse nas resoluções das tais pontas soltas.
Mas não foi assim que aconteceu. Eu me perdi e em determinados momentos chaves, não encontrei soluções claras. O mote da campanha era "Os Últimos Dias em Arton", dias em que as coisas estavam ficando tão ruins no mundo, que dava pra notar na cara das pessoas comuns. Eu queria criar um clima tenso de pesar, de que se aventurar era uma idéia de gente louca nesses tempos incertos de guerra no leste, Tormenta ameaçadora... Mas esse compromisso com essa temática não durou mais que 4 sessões, se não me engano. Descartei a idéia, o sentido inicial da campanha, o que contribuiu para que eu me perdesse mais ainda. Descartei porque fiz escolhas infelizes.
E eu pensava: "ainda falta a deixa de Arsenal e de Keenn para envolvê-los logo nisso". Pois a campanha deveria culminar no confronto direto com o sumo-sacerdote da guerra. Acabou que se tornou um peso a mais nas minhas decisões, um problema a mais. O desenrolar da campanha não vislumbrava esse confronto, e as idéias começaram a escassear. Mas mesmo assim, eu não tinha broxado da idéia de mestrar Últimos Dias.
Broxei quando somei tudo isso ao fato de que estava tudo devagar demais. Tormenta RPG chegou com mudanças de regras que eu adorei, com conceitos mais bem desenvolvidos que eu também gostei. E havia mudanças significativas na história do cenário. E eu não consegui fazer vcs chegarem nem ao 10º nível. Mesmo avançando 4 níveis sem jogo, o que é uma ideia abominável para mim. Mas eu vi que era necessária. As coisas estavam devagar demais.
A idéia de mestrar somente Contra Arsenal, sem uma campanha como base, se tornou mais atraente. Mas foi descartada em praça pública. Não os culpo por isso. Vocês não são como eu que gosto de campanhas low level e de criar personagens (ainda que eu repita alguns). Vocês se apegaram a seus personagens. Todos estavam satisfeitos com seus próprios personagens, ainda que não estou certo se estavam felizes com seus relacionamentos com os outros. Então não foi surpresa quando negaram usar os personagens dessa maneira utilitarista de enfrentar Arsenal e pronto, acabou.

Por conta disso tudo, estou demonstrando meu desejo de parar. Parar e pensar sobre outras coisas. Não consigo me focar em Contra Arsenal mais como mestre. E forçar isso é burrice e garantia de jogos ruins e mau mestrados. Aliás, vcs já devem ter notado como as minhas mestragens estavam ruins ultimamente. Eu tentei me reempolgar conversando com jogadores mais empolgados com o jogo, mas a empolgação não durava mais que meia hora. Não dá, simplesmente.
Mas veja, as coisas não estão perdidas, se não for a vontade de geral. Contra Arsenal taí pra outro mestre assumir, narrar direto, ou narrar uma campanha como base ou mesmo usar aonde eu parei (eu darei informações sobre a campanha, se o novo mestre de Últimos Dias quiser) com os mesmos personagens. Eu jogaria.

Enfim, é isso.

20 comentários:

R-E-N-A-T-O disse...

Cara, Fico realmente triste ao ler isso. Fiz um personagem legal, a campanha estava legal, e eu queria poder jogar uma campanha grande do cenário... Lamento muito isso, e espero que alguém possa pegar a campanha para si.

R-E-N-A-T-O disse...

Bem, pensei mais e acho que devemos votar por alguém que pegue essa campanha e a continue para que não tenhamos essa janela no nosso mundo. O mestre pode levar o personagem que era seu como BOT ou matá-lo e usar em outra campanha. Fato é que precisamos concluir essa campanha para que tenhamos o nosso fim como tivemos em "Libertação de Valkaria". O fim com a cara e a vontade do Forgotten Realms.

Aldenor disse...

Tendo isso em vista, voto por Daniel.
Apesar de Relic Hunter ser um jogo que eu tbm jogaria e que Daniel já mentalizou coisas, Mago está mais consolidado, com personagens já em avanço.
E pensemos: O mote de Contra Arsenal é a luta contra o sumo-sacerdote da guerra, Mestre Arsenal, personagem icônico, vilão tarimbado. Daniel é personalista, inteligente e tem criatividade com vilões (vide X-Men).
Renato tbm seria um bom mestre, mas como conversamos, ele já narrou uma grande aventura de Tormenta, com a Libertação. Seria interessante ele jogar dessa vez com Farid.
Bem, essa são minhas idéias e soluções. Eu quem provoquei o problema, eu tento criar soluções que agradem todos.
Basta saber se ele aceita, se fica satisfeito.

Capuccino disse...

É, parece que só me resta Aventuras Artonianas... =P

Bom, se aldi nao esta feliz, entao acho q isso foi o melhor a se fazer - um mestre infeliz é um jogo infeliz AHuaHuA XD

O que digo é verdade, ainda mais pra uma campanha importante pro cenario e pro forgotten, que de maneira geral, é fã do cenário.

Com essa situação incerta, sobra-me mais um slot de jogo. Provavel que eu pegue Mago que é um jogo q sempre tive vontade de conhecer.

Bom, acho que e so ^^

Marins disse...

bom, eu gosto mt de Jean Luc, pra mim é personagem do mundo e vou utilizar em AA. Alias como a confraria, que acho um nome super legal!

Daniel é um opção se ele quiser, mas ele não gosta do cenário. Então é problemático... E eu quero jogar RH! Sinceramente não vejo solução... Já que eu não poderia pegar pq estou com AA

Aldenor disse...

Claro, na mudança de mestre, eu voto que demos um reset e comecemos no nivel 3, sei lá. Como começou a campanha conhecida como Holy Avenger, por exemplo e daria pra usar todas as raças com seus ajustes de niveis.
Continuar do jeito que tá é meio sem nexo. Sai um personagem, entra outro do nada... enfim, minha opinião.

Marins disse...

não vejo problema, se mudar de mestre, entrar um e sair o outro, ou funcionar como bot, pq somos uma confraria de aventureiros! Ou seja, pessoas podem entrar e sair, como aconteceu várias vezes..

Marins disse...

resetar é q é foda

Aldenor disse...

O problema de continuar onde paramos, trocando de mestre, é uma série de plots e pontas soltas já utilizados que vão perder o sentido. Não basta somente uma transição onde as informações eu passaria pro novo mestre. Haveria uma descontinuidade e risco de incoerencia grande. Inclusive eu sugiro que mudem o nome da campanha. Ultimos Dias é agourento.
Sou a favor de reset, mas sem impedir que repitam os mesmos personagens.
Soube que Renato aceita assumir e levar duas campanhas: Mago e Contra Arsenal.

Aldenor disse...

Eu faço campanha por Daniel mestre. Já dei minha opinião e ele, aparentemente, mestraria caso eleito.
As propostas dele são: seguir com a história contada até agora (9º nível, mesmos personagens, mas com saída de Vanthuir) e uma algumas mudanças para fazer a campanha ter mais a sua marca.
E outra, ele continuará com Relic Hunter.

Marins disse...

por mim ok, daniel mestra bem e renato já mestrou libertação!

Aldenor disse...

Então, acho que já tá decidido, né? Mesmo se Dudu e Caputo votem em renato.

Aldenor disse...

Fica aqui minha proposta para o novo jogo, usar as regras de Tormenta RPG. Eu me comprometo a ajudar a fazer as adaptações dos inúmeros NPCs e tal, uma vez que eu já os conheço. E adaptar os personagens será moleza e todos ficarão mais poderosos com os poucos itens que já tem (acho que 3 itens, ou mais itens pequenos).

R-E-N-A-T-O disse...

Nada de mudar porra nenhuma. Vamos andar pra frente! Deixa tudo como está e o próximo mestre anda pra frente pq já estamos deveras atrasados....

Marins disse...

concordo!

deixa o 3.5

Aldenor disse...

3 idéias:
a) Andrew Deizmeister; Humano, clérigo de Valkaria, caótico e bom.
b) Igan Kulenov; Meio-elfo, paladino de Khalmyr, neutro e bom.
c) Pilathes; Troglodita, clérigo de Tauron, leal e neutro.

Escolherei um desses pro jogo. Pelo que puderam notar, cura não faltará.

R-E-N-A-T-O disse...

d) Aretha; Humana, clériga de Lena, Neutra e boa.

Agora não faltará cura.

Aldenor disse...

Não sou servidor público. Farei algo que me agrade e seja útil... e as três alternativas são úteis...
A alternativa C está mudada para:
c) Áquila, minotauro clérigo de Tauron, Leal e Neutro.

Aldenor disse...

UNANIME!!!

Dudu disse...

Magoei.


E não posso jogar dia 21 nem 22...
Todo mês tem um fim de semana que eu estou num curso que é o dia inteiro na UERJ Maracanã, onde eu inclusive durmo. O fim de semana do mês de agosto é justamente 21 e 22.
Desculpa o desfalque mas... É a vida.


Beijos e abraços.