quarta-feira, 13 de julho de 2011

The winter is coming...


O texto é grande, então, pra simplificar o resumo da opera: estou propondo um novo jogo fora dos horários oficiais! =P (os interessados podem ler XD)


Hail Doentes Forgottenianos!


A algum tempo venho pensando em tentar mestrar outra coisa pra vcs, a pedidos insistentes e demasiadamente constantes de aldi (pra variar aehaueahuaehu). As duas ultimas aventuras que tentei mestrar nao deram muito certo, quer por falta de confiança e tempo, quer por desgosto do cenário já tao debatido.


Porém, sinto que começa a nascer de mim a vontade jurígena novamente. Pensei em alguns cenários: dragon age, rokugan e alguns outros, mas não dá! XD Resolvi que posso algo em tormenta novamente, frise-se, NO MEU MUNDO DE TORMENTA, com todas as minhas ressalvas já cosignadas.


Temos três ótimos jogos, e, primeiramente, nao pretendo que este meu jogo se inclua no calendário oficial. A idéia é que joguemos 1x no mes, 2x, tendo em vista meu tempo estar apertado.


Para tanto, é fundamental que todos os integrantes do jogo estejam na mesa. Se um nao poder, fudeu tudo, marca-se outra data. Sei que algumas vezes jogamos sem um ou 2 na mesa, para este jogo, quero sempre a mesa cheia.


Até pq, de início, gostaria de ter no jogo apenas 3 jogadores. Todos sabem da minha preferencia por mesas pequenas, mas nessas 4 jogares é um bom numero. Quero 3 jogadores porque pretendo iniciar um novo tipo de narração no forgotten: a mestragem compartilhada, como meu outro grupo chama (perdoe-me outros grupos se eu estiver violando qualquer direito autoral =p)


Que raios é essa porra? Caralho caputo, vc fumou o que?! Este jogo tem como idéia fundamental que jogador e mestre influam DIRETAMENTE no jogo, sob o arbítrio do mestre, claro. Normalmente, os jogadores influem indiretamente na trama (levando-se em conta que quem influi diretamente é o personagem). Jogador (sim, o diabo que ta contrlando oPJ) e mestre, em uníssono, mestram.


A execução da idéia, em tese, é bastante simples. Eric, o paladino de Tanna-Toh, lidera suas forças contra um comandante yudeniano que tenciona atacar o Elladrion. Eric só possui 200 homens, dividos entre guerreiros, camponeses periféricos e alguns cavaleiros. O comandante yudeniano, a seu turno, possui 500 guerreiros, extremamente experientes e armados até os dentes (muito provavel que o comandante seja eu ou daniel hauehaeuehuea).


Eric, sabendo que nao pode contra tal força, decide inspecionar o terreno, para ver se dele pode tirar alguma vantagem. Para tanto, Renato rola um teste de conhecimento (geografia) e passou com folga.


Vejam: o mestre pode dizer: a) nao há qualquer vantagem a ser tirada; b) há vantagem a ser tirada, qual seja, X. Ao invés do mestre dizer se há ou se nao há, na mestragem compartilhada, Aldi, o mestre, diria a renato: a) Vc pode decidir se há ou se nao há vantagem e, havendo, qual será.


Renato escolhe um terreno elevado. Eric, à luz dos conhecimentos dados por Tanna-Toh, posicionará suas forças de forma mais oportuna.


Outro exemplo: Illiar é um gladiador famoso, invícto na arena lá de Deheon. Para elevar ainda mais sua fama, decide desafiar um outro grande gladiador, fora do reinado. Para tanto, calvaga ao coração do império, para achar um inimigo à altura.


O mestre pode dar a Illiar um inimigo destes. Mas também pode dar a Marins, o jogador, a chance de criar alguns dados sobre este inimigo, se for bem sucedido nos testes. Marins poderia, por exemplo, desejar lutar com um ex-cavaleiro, cuja defesa seja quase intransponível. Com base nisso, o mestre criará um inimigo com estes dados. Illiar enfrentaria Lothar Orselen, por exemplo.


Pra finalizar: William, o ranger, investiga uma misteriosa criatura que destruira uma vila. Após analisar o terreno, as marcas no chao, as vítimas e os padrões, obtendo sucesso em testes de Conhecimento natureza e geografia, sobrevivencia, e cura, o mestre, ao inves de dominar a narração e dizer o que viu, poderá dizer: lucas, diga um fato e eu vou adequá-lo à narrativa (fazer isso com lucas nao é recomendável AhAUAHUaHua). Lucas decide que foi uma aberração. william, através de suas pesquisas, conclui que o padrão corresponde a uma aberração.


Acho que os exemplos dão pra ter uma idéia de como é a mestragem compartilhada. Trata-se, pois, de uma mestragem coletiva e democrática. (OBS: isso nao será usado como uma puta!)


Voltando, quero, de inicio, 3 jogadores. Aldi será um deles, pois quer implementar essas idéias em seus jogos. No geral, aqueles que quiserem jogar, estejam certos que também mestrarão um pouco; portanto, é altamente recomendável que estejam com gás.


Já escrevi muito - e ainda tem mais coisa, mas direi num próximo post, se haver interessados no jogo.


Abraços!

4 comentários:

Aldenor disse...

Eu me interessei, como já foi dito. Dependendo do andamento da experiência, vou implementar em breve.

MUITO BOA a iniciativa.

Lucas disse...

Como assim "(fazer isso com lucas nao é recomendável AhAUAHUaHua" ? Explique-se homem! [
Ademais achei deveras estranha essa sua ideia e gostaria de saber mais sobre como funcionará.
Além disso acho bom que pensemos bastante antes de criar novo jogo pois claramente estamos com problemas de tempo e precisamos resolvê-los antes de nos complicarmos ainda mais.

Abraços e espero as explicações (as 2 primeiras!)

Capuccino disse...

AHAUAHuAhAUAuAHAUhu

É pq vc é o filho do caos, rapa! =P Nada demais.

Brincadeiras à parte, acho que nao dá pra explicar mais a coisa. Num resumo geral, em algumas partes o mestre "delegará" algumas de suas funções ao jogador ou aos jogadores.

Aldenor disse...

Só na prática mesmo pra ver se dará certo.