sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dança das Eras #0 - Mecânica das Eras


Bem senhores, finalmente começou.

Depois de quase três anos de elaboração, está pronta a primeira aventura para o cenário 100% forgotteano, Dança das Eras. O atraso na criação se deu por n fatores, desde crises criativas intensas até falta de mão-de-obra. Mas agora, pro bem ou pro mal, começou.

O objetivo desse post é colocar os prováveis play testers a par das regras que regem o cenário, da mecânica que vai delinear a criação dos personagens.

Sem mais delongas, vamos lá.
_________________________________________

Primeiro, por permitir um nível de customização que me agrada bastante, segundo por comportar algumas mudanças de regras que eu tinha em mente e que seriam cruciais para identificar o cenário em si e terceiro, pela familiariade das regras com o "mundo real", algo que foi uma das prerrogativas na criação do cenário. Eu decidi por utilizar o sistema de GURPS 4a edição para o jogo. Tendo em vista que a idéia primária de geração desse cenário foi concebia para D&D 4a edição e infelizmente o sistema ficou muito aquém das expectativas, optei por GURPS mesmo.

Pra começar, o básico, a quantidade de pontos de personagem. Optarei por usar 100 (cem) pontos, mesmo que o sugerido para esse cenário seja algo por volta de 75 (setenta e cinco). Eu desejo personagens em nível heróico, mesmo que não o sejam, para atuar nesse arco inicial.

Não cabe aqui listar as vantagens e perícias que ficam de fora no ato da criação dos personagens mas o livro em si qualifica as vantagens em físicas, mentais, sociais, supers e sci-fi e obviamente, quase todas as vantagens supers e sci-fi ficarão de fora.
Devido o nível tecnológico predominante ser por volta de TL4 (com "ilhas" que chegam a TL6 ou TL7), algumas perícias "futurísticas" ficarão também de fora.

Para as raças eu usarei os templates listados no GURPS Banestorm, com algumas modificações pontuais em alguns deles. Esse livro possui uma gama boa de raças num excelente nível de poder, o que facilitará bastante meu trabalho =)
Ainda no quesito raças eu não vetei praticamente nenhuma, tendo em vista que essa aventura ocorrerá em um ambiente de conflito entre estados e não entre raças.

A modificação mais marcante ocorre no quesito magia, em que eu utilizarei duas variantes além da magia propriamente dita, a magia rúnica e a magia simpática. E claro, existem pré-requisitos para as três correntes, sendo magia "verdadeira": Magery 1+ e INT 13+, magia simpática: Magery 1+ e magia rúnica: INT 13+.
Essas modificações vão dar o tom exato da raridade e qualidade dos magos existentes no cenário, impedindo uma "banalização" dos recursos mágicos.

E, por último, o sistema monetário. Ainda não nomeei as moedas existentes, mas tenciono não haver um sistema monetário globalizado, como em quase todo cenário medieval que eu conheço. Acredito que efetivarei dois ou três, com suas devidas paridades e nomeclaturas. Ouro, platina, prata, ferro, bronze, latão e até mesmo madeira estão sendo cogitados na elaboração.
Mas o dinheiro incial será, para essa aventura, o padrão de GURPS, ou seja, $1.000.
_________________________________________

Bem, acho que é isso.

Espero que esse playtest dê futuro e traga mudanças que ajudem a melhorar o cenário. O grupo é alternativo e apenas dois já jogaram sob meu jugo (BWAHAhuahauhaa), o que acho que me trará evolução também no quesito mestre.

Infelizmente eu gostaria de testar esse cenário no forgotten, mas não estamos conseguindo sincronizar nem os jogos "oficiais", que dirá coisas alternativas e playtests. Torço para que no fim, Dança das Eras seja aprovado e se torne cenário oficial no FG.

Abraços e adièau.

PS.: Esses parâmetros são oficiais até o fim do playtest. Imagino que algumas coisas mudarão ao final, quando se provarem mais ou menos úteis ao longo da aventura. Torço pra não ter de elaborar tudo outra vez...
PS2.: Pretendo "photoshoppar" o eneagrama e criar uma logo para o cenário, assim que tiver tempo/saco/idéias. Fuiz. o/

3 comentários:

Aldenor disse...

Muito bem! Apoio a iniciativa da 4º edição e torço pra que se torne oficial do Forgotten Group...
Espero que quando eu voltar, a fase de playtest esteja acabada pra eu entrar numa campanha hehehehe

Dudu disse...

Yey!

Então, 99,9% de chance que eu não possa jogar dia 23...
To com uma incursão de um grupo de trabalho que participo marcada a um mês, e esqueci de avisar com maior antecedência...
Déniel, não fui fazer a ficha porque acabei achando melhor adiantar umas coisas dessa vida duga aqui em casa. Peço desculpas também por não ter avisado, mas foi daquele jeito que vai ficando, sabe como é?
Mas no mais estou super ansioso para jogar, e mais ainda por ser Gurps. Tenho uma estranha atração pelo sistema e uma vontade (ainda) não suprida de explorá-lo mais!
E outra, não sei dos horários das outras pessoas, mas acho que podemos cogitar explorar outros horarios e dias de jogo. Deixo então a proposta a se iniciar essa semana para que vejamos essas possibilidades.
Segunda e sexta sou livre para negociar esses horarios sem problemas, os outros dias geralmente até as 14h(menos quarta).
Uma beijunda em cada bochecha.

Marins disse...

Bom fiz a ficha e não me agradou... principalmente ao ler esse post.

Quero fazer um heroi! Ou algo que pareça como tal. Pensarei melhor sobre o assunto.