quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gênesis.


















Nossa senhora,é difícil por imagens no post! XD
Bom, com o sinal verde de marins e renato, postarei mais sobre a campanha que pretendo mestrar. Não que Dudu não tenha direito a voto, mas todos sabemos que ele é muleque piranha =P e com certeza jogará.
Primeiramente, elegi como nome da campanha o termo inglês Oblivion. Aproveitando que Aldenor viajará, podemos deixar nosso blog mais globalizado, podendo, inclusive falar um pouco de inglês. Nada contra Aldi, mas somos jogadores modernos XD
Voltando ao assunto, Oblivion, segundo o Sumo-Sacerdote de Tanna-Toh, Google (Eladrion é o cacete!), significa Esquecimento.
Esquecimento. O título em si já nos diz um possível final da campanha, caso consigamos chegar lá. Se não possível, um final certo.
Ao idealizar os princípios desta aventura, tive como foco principal Khalmyr. Sim, o Deus da Justiça, ou o cara chato, segundo Renato =D
Sim, ele é realmente muito chato. Pelo menos, o cenário o mostra como um Deus bem chatinho mesmo. O cara ordeiro, o ranziza, parecendo aquele avô que, quando deixamos algo fora do lugar, por mínimo que seja, encrenca, briga e faz o diabo.
De minha parte, sempre fui aficcionado pelos Deuses que representam a justiça, justamente por eles transmitirem conceitos de sacríficio próprio em nome do que é certo, ou em nome do que deveria ser certo, mas que faticamente não é. Claro que tudo isso é muito subjetivo, e gera muitas discussões a respeito.
Subjetivo ou não, o fato é que Khalmyr sempre foi apresentado como o Deus das Leis (numa clara oposição a Nimb) e nao da Justiça. Se Justiça e Direito não se confudem, também nao se deve confundir, e agora com muito mais propriedade, Justiça e Lei.
Bom, alguns de vós, jogadores, irão descordar. Mas esta é minha visão do Deus e, em tese, não abro mão dela. Como disse, o conceito de Justiça é muito subjetivo, e, num rpg, os atos de um Deus da Justiça são igualmente discutíveis - ou até mais.
Tudo isso para não termos problemas hermenêuticos futuramente.
Como tinha dito no post passado, a idéia que tive era de começarmos uma campanha em níveis épicos. Mas, acho mais divertido começarmos em níveis inferiores.
Acredito, portanto, que o Nível 6 é o ideal para começarmos. O Nível 6, pelo menos para mim, representa o segundo estágio de um herói. Num primeiro, que iria do nível 1 ao 5, o herói seria um iniciante com muitas pretensões mas poucas possibilidades de realiza-las.
No nível 6, as coisas ja mudam de figura. Neste nível, o herói já representa um diferencial, uma verdadeira variante.
Como jogaremos, inicialmente, (frise-se bem isso! Meu propósito não é parar por aqui) as Guerras Táuricas, a campanha em si precisa de PJs que possam representar uma diferença. É uma campanha de guerra, onde personagens de níveis mais baixos ocupam lugar irrelevante e mísero.
Para uma campanha dessas, preciso de nobres comandantes, guerreiros capazes, experts em espionagem e sabotagem, magos que possam defender mágicamente o campo de batalha e clérigos poderosos o suficiente para não deixarem pessoas importantes caírem em combate e não de soldados que borram-se frente a uma parede de escudos.
Tudo isso temos, mínimamente, no Nível 6. Acredito, numa campanha de guerra, ser o Nível 6 o Nível 1 de uma aventura tradicional - isso, claro, no que eu considero divertido.

Bom, comandates e campo de batalha lembram um pouco de combates em larga escala. A priori, não pretendo por este tipo de peleja. Normalmente, os jogadores não gostam muito disso, e combate em massa só é divertido se os jogadores, todos (preferencialmente), desejarem encontros deste tipo. A escolha é inteiramente de vocês.
Normalmente, as regras de combate em massa não diferem das regras de combate singular, e o modo de jogo é o mesmo. O que diferencia é a imagem. Ao invés de atacar com um só personagem, faz-se um ataque com 500, 700 homens. Mas a rolagem é a mesma.
Também, nos combates em massa, pode-se jogar singularmente com um PJ. É arriscado, mas em outras campanhas que mestrei, um só personagem de 5 nível abordava uma unidade com 20 soldados de 1 ou 2 nível e a destruia, tendo como dado que a duração do round em combate em massa é, normalmente, de 5 minutos. 5 minutos são 50 rounds e, em 50 rounds um guerreiro de 5 nivel estupra 20 guerreiros de nível 1 - Fato. Isso é muito satisfatório pro nosso ego, só não é satisfatório pro personagem que fez isso, pois saí do combate violentamente sodomizado.
Claro que, se a unidade de 20 ganhar a iniciativa, o PJ de nível 5 está lascado XD
Deixo consignado que, um combate em massa é um tanto quanto trabalhoso de se fazer, e, na razão de darmos mais dinâmica a coisa, esqueceriamos muitas regras.
Anyway, vocês escolhem XD

Então, jogaremos contra o Império de Tauron, no Nível 6.
Atributos:
Escrevi pra caralho até agora porque ainda nao pensei numa forma de estabelecermos os atributos =P Para ser sincero, neste momento eu ainda não tenho uma idéia muito clara.
Porém, não gostaria de personagens fracos. Como dito anteriormente, tenho gana de transformar essa campanha em uma campanha de níveis épicos.
Assim sendo, preferiria ter o controle das rolagens, estabelecendo um mínimo inicial, que seria de:
16,15,13, X, X, X
O x seria rolado, e este rolamento será feito na forma de 2d6+6.
A primeira rolagem não poderá ser menor que 12, a segunda não poderá ser menor que 10 e a terceira não poderá ser menor que 9.
Então, os atributos seriam: 16,15,13, 2d6+6(mínimo de 12), 2d6+6(mínimo de 10) e 2d6+6 (mínimo de 9).
Haverá, também, uma rolagem adicional que poderá modificar os primeiros numeros (16,15,13), que será feita na forma de UMA rolagem de 4d6, tirando-se o menor. Se o resultado for maior que 16, substituir-se-á o 16. Se o resultado for maior que 13 e menor ou igual a 16, substituir-se-á o 13.
Por exemplo: rola-se 4d6 e obtêm-se um 17. O 16 inicial será substituido por 17.
Rola-se 4d6 e obtêm-se um 15. O 13 inicial será substituido por 15.
Se o resultado for menor ou igual a 13, mas for maior que qualquer um dos segundos números(o dos mínimos), então aproveitaremos este resultado, fazendo a substituição pertinente.
Não me perguntem donde tirei isso, pois foi criação da minha mente maluca! XD Mas o objetivo é garantir que não tenham personagens bundões, sem ter que dar 82 pontos de atributos. Talvez haja colher de chá, dependendo do azar do lazarento que so tirar os mínimos! XD
Ainda nos atributos, resolvi adotar o que o Star Wars Saga e o Pathfinder fazem nos mesmos: ao invés de ganhar 1 pt de atributo a cada 4 níveis, ganhar-se-á 2 pontos de atributo a cada 4 níveis, um ponto para dois atributos, e nunca os 2 pontos num só.

OBS: Marins propôs um tal de piso e teto. Nao sei q porra é essa e ele também nao pode me explicar por MSN =P Talvez haja modificações no sistema de atributos.

Quanto aos personagens, nao peço nada espécífico. Vocês tem a liberdade para fazer o que quiserem.
Também não vou impor motivações, como lenda viva e essas coisas. Se quiserem ter, tenham. Se não, o próprio jogo dará - ou não.
Apenas, sugiro que o grupo seja composto por um Clérigo, um Mago e um Guerreiro. SUGESTÃO, apenas. Ao que parece, Renato entrará de Clérigo; Marins jogará de guerreiro. Se Dudu tiver vontade de jogar com Mago, esta parece ser uma excelente oportunidade.
Outra coisa: eu nao gostaria que o grupo fosse composto por fadinhas fofinhas e qualquer coisa animesca que tormenta oferece. Não gosto de animes, não gosto de mangás e infelizmente este cenário é cheio disso.
Eu sei, eles podem ser maneros, bunitinhos e engraçadinhos, mas eu tenho um bloqueio mental com certas coisas, assim como alguns de vocês tem o mesmo bloqueio com outras.
O mesmo com goblins e derivados. Goblin é NPC! A menos que vocês queiram me ajudar, vocês farão goblins. Sim, esta é uma vedação! Outra vedação é elfo com patinha de cachorro, rabinho de gato, cabelinho rosa e orelhinha de coelho. POOOORRA! ELES JÁ SÃO HOMOSSEXUAIS, DEÊM UM TEMPO PROS POBRES COITADOS! Ademais, isso aqui é um RPG, uma história de heróis, e não um relatório do Gala Gay.
Quanto as coisas mangalescas e "animelescas", não vou proibir, mas consigno, desde já, minha dificuldade.
Agora, uma dica: evitem personagens que sejam muito opostos entre si. Não vai adiantar ter um clerigo de Keenn no grupo com um devoto de Khalmyr. Esse tipo de coisa só trará malefícios, que poderão impedir o andamento do jogo.

Então, recaptulando: Personagens Nível 6, contra o Império de Tauron, com atributos já definidos.
Tendência: Leal, Neutro ou Caótico e Bom.
Lembrando, desde já que a bondade não importa que o personagem se vista de freira.
Quer jogar de neutro? Proponha uma idéia que me agrade, e eu pensarei no assunto. XD

Livros:
Bem, libero todos os livros que utilizamos. Ainda tenho que pensar no uso do Spell Compendium...
Mas, certo certo mesmo são: livros básicos, livros de tormenta, todos os completes, unearthed arcana, Playerhand Book II; Libris Mortis e Heroes of Horror também podem ser utilizados, caso alguem queira esta área (se eu permitir) e um livro que é da terceira edição, mas que contem bons conceitos que é o Book of Exalted Deeds.

Dica: Complete Champion possui preciosos recursos pro personagem de Marins, assim como o de Renato.
O Complete Mage, se houver um mago, pode ser de grande valia.

Acho eu que não tenho nada mais a relatar aqui.
Desde já, pergunto:
Marins, decidiu se será cavaleiro da luz ou de Khalmyr?
Renato, será Clérigo de quem?
Dudu, o que farás?

Até a próxima, senhores.



16 comentários:

Marins disse...

realmente esquecimento, pq esqueci tudo q tava no começo...

enorme e esclarecedor o post

bom como foi dito, vou fazer um guerreiro de khalmyr, se dudu quiser fazer um guerreiro posso fazer um mago (sem problemas)

Capuccino disse...

Mantenha sua idéia de Khalmyr. A menos que vc queira mudar para mago.
Como disse, é bom que haja alguem de Khalmyr e, se dudu quiser, poderá fazer um combatente também, sem problemas.
Tendo um clérigo, as coisas ficam mais fáceis XD

Aldenor disse...

Boa sorte no jogo e que ele dure muito. Hehehe

Marins disse...

Personagem pronto!

Capuccino disse...

Bom galera, mudança de planos
Os atributos serão feitos da seguinte maneira:
Rola-se 2d6+6 7x, formando-se 3 tabelas. O jogador escolhe qual tabela pegará.
Se, nesses 2d6 cair 1, rerola-se.

Bem mais fácil XD

Aldenor disse...

Porque não dá 6 atributos 18 logo? AHHAHAHAAH

Marins disse...

é pra sermos ótimos mas não perfeitos

R-E-N-A-T-O disse...

Ainda não decidi Caputo. Me ajuda! hhahahahah
O histórico eu já decidi. Te conto direito depois.

Capuccino disse...

Decida, homem!!

Capuccino disse...

Ai, só pra confirmar
Atributos de marins:
17,17,15,15,15,13
Confirma?

Atributos de Digow:
17,17,15,15,15,15
Confirma?

Marins disse...

confirma não

17,17,15,15, 14, 13

Dudu disse...

waaahhhh!
huauhahuuhauhauh

Fuck, acho que travei com spellcasters!

Vou pensar pra ver se me empolgo pra fazer um mago, mas so faço se valer o spell compendium!!!!
E TENHO DITO!

Muahuahua!

Bjundas!

Capuccino disse...

Ue dudu, pode fazer outra coisa
No grupo, temos:
marins que fará paladino, mas nao sei de que (ainda nao definiu)
Renato jogará de Clerigo de Valkaria
E digow vai entrar de ladino.

Vc pode fazer qualquer coisa, nao precisa ser mago. Aquilo ali era só uma sugestão XD

Capuccino disse...

Ue dudu, pode fazer outra coisa
No grupo, temos:
marins que fará paladino, mas nao sei de que (ainda nao definiu)
Renato jogará de Clerigo de Valkaria
E digow vai entrar de ladino.

Vc pode fazer qualquer coisa, nao precisa ser mago. Aquilo ali era só uma sugestão XD

Capuccino disse...

Merda, saiu dobrado ¬¬"

Marins disse...

mudem a data do jogo!