quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PBEM


Enquanto a inspiração não vem para a última parte da aventura de domingo retrasado, pensei aqui sobre D&D 4ª edição e sobre um "novo" tipo de jogo, o PBEM.

Sobre a 4E, li um comentário de John Wick. Não sei quem ele é, mas parece ser alguém entendido de RPG. Levou para algum fórum uma discussão sobre D&D e sobre RPG. Acho que vale a pena ler.

Sobre PBEM, acho que poderíamos criar aventuras jogando por e-mail. De preferência por Gmail, que parece-me ser o melhorzinho. Assim, o mestre escreveria a história, escreveria algumas coisas e depois abriria espaço para ações dos personagens. Essa experiência vale quase que como um exercício de interpretação, fator primordial para o funcionamento do PBEM.

Digitem aí suas opiniões sobre os dois assuntos. Até o jogo de Marins, prometo uma postagem de Crônicas, apesar de achar que vcs não merecem. Hunf! (afinal, só eu posto aqui, caralho!)

Um comentário:

R-E-N-A-T-O disse...

Desculpe ser estraga prazer, mas nem viso.
RPG pra mim é na mesa e só. Formas modernas e alternativas (salvo excessões como live action), acho realmente muito distante da emoção, da verdade, da diversão de olhar olho no olho dos jogadores, do mestre e dos envolvidos.
Não jogarei isso. Fiquem à vontade para fazerem uso do 'sistema' sem mim.